Compare properties

Compare

No properties found to compare.

Image Alt

Double M Group Company

  /  Mercado Imobiliário   /  3 principais mitos sobre o mercado imobiliário atual

3 principais mitos sobre o mercado imobiliário atual

 

 

Existe muita desinformação na mídia atual quando se trata de descrevermos o mercado imobiliário americano atual. Algumas pessoas fazem comparações com cenários vividos há 10 anos atrás e começando a acreditar que tudo aquilo pode se repetir. Outras pessoas também tem muitas premissas erradas quanto o que é necessário para um financiamento imobiliário.

Hoje nosso propósito nesta newsletter é esclarecer o que está causando toda estas manchetes e entender o que realmente está acontecendo.

 

Mito nº 1: Estamos nos trilhos para outra bolha imobiliária?

Os preços das casas americanas se valorizaram ano a ano, nos últimos 76 meses consecutivos. Isto mesmo, 76 meses, que significam um pouco mais de 6 anos de apreciação constante. Muitas áreas do país hoje têm valores de casas que estão próximas ou no mesmo patamar atingido antes do estouro da última bolha imobiliária.

Realidade: o maior desafio do mercado imobiliário hoje é a FALTA de casas à venda! A demanda nunca esteve tão alta, já que muitos locatários têm usufruído do atual boom econômico e estão planejando sair do aluguel e comprar sua casa dos sonhos.

Historicamente, em um cenário de economia normal, o mercado requer um estoque de casas de 6 meses para que os preços subam com a taxa de inflação. Segundo a Associação Nacional de Corretores de Imóveis (NAR), atualmente existe um estoque no mercado de 4.3 meses.

O mercado imobiliário americano não tem estoque de 6 meses de casas disponíveis desde Agosto de 2012! Definitivamente, o conceito de oferta e demanda é o principal “driver” que está impulsionando o valor das casas!

 

Mito nº 2: Existe uma recessão iminente que levará a outra queda no mercado habitacional?

Analistas e economistas concluem que os Estados Unidos experimentou crescimento econômico por quase uma década. Quando isso acontece, eles desconfiam que uma recessão não pode estar muito longe. Mas, o que é uma recessão?

O Dicionário Merriam-Webster define recessão como “um período de declínio econômico temporário durante o qual o comércio e a atividade industrial são reduzidos, geralmente identificados por uma queda no PIB em dois trimestres consecutivos”.

Realidade: recessão NÃO equivale a crise imobiliária. Muitas pessoas associam estes dois termos pois na última recessão esta foi causada por uma crise imobiliária. Segundo o Federal Reserve Bank, nos últimos 40 anos, ocorreram seis recessões. Em cada uma das cinco recessões anteriores, houve um aumento nos valores das casas.

 

Mito nº 3: Está se aproximando uma crise nas habitações populares?

A valorização de imóveis tem preocupado muitos da classe média americana, pois neste cenário imaginado eles não teriam a possibilidade de adquirir seu imóvel próprio.

Existem muitos índices de habitação popular diferentes monitorados por organizações diferentes. Por esta razão, existe muita confusão sobre este termo.

O custo mensal de uma casa é determinado pelo preço da casa e pela taxa de juros do financiamento adquirido para comprá-la. De acordo com o Freddie Mac, as taxas médias de juros subiram de 3,95% em Janeiro para 4,59% na semana passada.

Realidade: Como mencionamos anteriormente, os preços das casas se valorizaram ano a ano nos últimos 76 meses em grande parte devido à alta demanda e baixa oferta.

De acordo com um estudo recente conduzido pela Zillow, o percentual de renda média necessária para comprar uma casa nos Estados Unidos (17,1%) está bem abaixo da marca alcançada em 1985 – 2000 (21%), bem como a marca alcançada em 2006 (25,4%)! As taxas de juros teriam que aumentar para 6% antes para que as habitações populares começassem a ficar inacessíveis de acordo com os dados históricos.

 

No final das contas…

Existe muita confusão no noticiário. Se você está se planejando para comprar ou vender, certifique-se de ter um consultor imobiliário de confiança e um especialista do mercado ao seu lado para ajudá-lo.

Post a Comment

Bem-Vindo!

Espero que nosso site possa trazer algum conteúdo que lhe agrade. Caso tenha alguma dúvida, não hesite em nos contactar. Também não esqueça de assinar nosso “Newsletter” para novidades e promoções da Double M Group.

 

You don't have permission to register
ATENDIMENTO